Drenagem linfática no pré e pós operatório

A drenagem linfática proporciona desinchaço e eliminação de líquidos no corpo.No pré-operatório é utilizada para que o corpo possa se recuperar de uma cirurgia com maior facilidade. A drenagem linfática no pós-operatório é comumente utilizada para a redução de líquidos e edemas, mas saiba que a drenagem também pode ser uma técnica utilizada para tratar o corpo para antes da operação.
Os profissionais que mais recomendam esta técnica são aqueles especializados em cirurgia plástica, pois reconhecem o quanto seus clientes têm reagido bem ao método. Dependendo do procedimento cirúrgico que você faz, é normal que após a operação o organismo retenha líquidos em uma quantidade maior do que a que o corpo consegue drenar naturalmente.
Por isso, para diminuir o inchaço pós-cirúrgico e ter uma recuperação mais rápida e natural, a drenagem linfática é superindicada. Graças aos movimentos circulares e a pressão usada neste tipo de massagem, consegue-se:

  • Melhorar o fluxo sanguíneo
  • Diminuir a retenção de líquidos
  • Aliviar as dores
  • Acelerar a cicatrização
  • Reduzir fibroses
  • Eliminar marcas e hematomas
  • Nutrir as células

O procedimento é indicado para a recuperação de inúmeras cirurgias. Mas entre as mais comuns está a: drenagem linfática pós-abdominoplastia e a pós- lipoaspiração. Isso porque ela ativa a circulação celular, movimentando placas que podem ficar paradas na região do abdômen, desinchando e evitando a deformidade na região.
Resumidamente, podemos dizer que se trata de um tipo de massagem que auxilia a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo por meio do sistema linfático. No final, esse líquido, também conhecido como linfa, é eliminado por meio da urina. Isso é muito importante porque o ato cirúrgico causa lesões ao corpo, como a destruição de vasos e nervos. Há ainda o dispercamento de líquidos do interior das células para a camada abaixo da pele. Essa ação promove hematomas, edemas, dor e diminuição da sensibilidade cutânea.

A drenagem linfática pode ser realizada por profissionais, usando as mãos ou aparelhos específicos para esta finalidade.
Ela é indicada para quem tem problemas com celulite, inchaço, linfedema… E, como já antecipamos, para quem passa por determinados tipos de procedimentos cirúrgicos. Porém, vale ressaltar que, para o pós-operatório de uma cirurgia plástica, o mais indicado por especialistas é a Drenagem Linfática Manual. A drenagem, normalmente, é iniciada três dias após a cirurgia e, em média, são feitas no mínimo 10 sessões. A data certa para começar e a quantidade de vezes que você precisa fazer são indicadas pelo seu cirurgião plástico.