Minilifting

A cirurgia da face, ou ritidoplastia, tornou-se um dos procedimentos mais populares em cirurgia plástica, por causa do surgimento de técnicas novas e da grande evolução na qualidade dos resultados. O objetivo da cirurgia é atenuar os efeitos do tempo, da gravidade, da exposição solar e do estresse do cotidiano, que resultam no aparecimento dos sinais de envelhecimento.

O minilifting é um procedimento que oferece excelentes resultados, porém exigem sim uma recuperação mais delicada, como permanecer em repouso absoluto por sete dias, mantendo a cabeça sempre elevada. Uma sensação de cansaço é normal neste período, especialmente devido aos medicamentos usados na anestesia. Portanto, é importante descansar adequadamente e alimentar-se bem.

O inchaço e o aparecimento de manchas roxas chamadas equimoses também são normais após a cirurgia e tendem a se concentrar na região da mandíbula e ao redor dos olhos e orelhas. O resultado é uma leve distorção na aparência da face e uma sensação de rigidez no local. Isto ocorre graças à grande vascularização da região e não significa que algo de errado aconteceu durante a cirurgia.
Cuidados para facilitar o processo

A aplicação de compressas geladas no rosto e nos olhos durante os primeiros sete dias pode ajudar a acelerar o processo de reabsorção da maioria do inchaço, que normalmente ocorre em duas ou três semanas. A realização de fisioterapia e o emprego de uma faixa elástica no pescoço podem acelerar ainda mais este processo.